mmm
mmm
             
             
             
             
             
          FESTAS DA CIDADE 2019  
         

AA PONTE NORTE, uma vez mais, associa-se às Festas das Cidade da Ribeira Grande 2019, com as tradicionais Marchas de São Pedro e Cavalhadas de São Pedro.

As Marchas de São Pedro já vão na sua 28ª edição e contam com cerca de 1500 participantes distribuídos por nove marchas, no próximo dia 28 de junho pelas 20h00. Todas as marchas serão acompanhadas musicalmente por filarmónicas que animarão o desfile dos marchantes por todo o percurso, tendo como ponto de partida o parque dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, Alameda 29 de Junho e segue pela rua do Mourato, rua Bernardo Manuel Silveira Estrela, travessa com o mesmo nome e desce a rua Direita de Baixo finalizando em frente à igreja da Ribeira Seca - São Pedro.

As Cavalhadas de São Pedro constituem uma das mais significativas tradições Açorianas. As cavalhadas remontam às erupções vulcânicas do pico do sapateiro 1563-1564.

A torrente de lava deixou intacta a capela de São Pedro e seguiu até ao mar. Um fidalgo de Vila Franca de Campo, sabendo do milagre juntamente com os seus Mordomos do Espírito Santo foram rezar.

Prometeram deslocar-se todos os anos a 29 de Junho, no dia de São Pedro à sua capela dando 7 voltas em representação dos 7 dons do Espírito Santo.

Tendo início junto ao solar da Mafoma a cavalgada inicia-se ao som de cornetas, em direção à Igreja de São Pedro, onde os lanceiros e o rei fazem uma embaixada em louvor ao Santo Padroeiro.

De seguida visitam a Câmara Municipal da Ribeira Grande e passam na capela de Santo André, irmão de São Pedro terminando o cortejo no solar da Mafoma.

Assim, a participação d’A Ponte Norte, CRL, faz todo o sentido uma vez que, o contexto em que decorre esta festa se alinha perfeitamente com um dos objetivos basilares desta cooperativa, que pretende ser uma entidade forte e necessária para o crescimento da Ribeira Grande enquanto concelho através da promoção e envolvimento em atividades que ajudem a colocar o concelho em posição de destaque e que sirvam de alavancagem para o seu desenvolvimento económico, social e cultural e promoção turística.
“A Ponte Norte, CRL.”, congratula-se pelo facto da Câmara Municipal da Ribeira Grande manter a aposta na promoção e na animação de ações que assumem destaque cultural e turístico na cidade, bem como, na eventual confiança depositada nesta Cooperativa à semelhança de outros projetos, para a realização das tarefas propostas.

De salientar, de igual modo, o apoio imprescindível do Governo Regional dos Açores neste tipo de eventos culturais.

 
             
          FESTA DA FLOR 2019  
         


Uma vez mais, a PONTE NORTE associa-se à Festa da Flor, com a conceção, montagem e divulgação do Tapete de Flores com cerca de 15m x 6m, sob o tema “Minhas Flores, Meus Amores”, elaborado com recurso a flores naturais de diferentes cores (gerberas, margaridas, rama verde), inserido nas comemorações da “Festa da Flor 2019”, em frente aos Paços do Concelho da Cidade da Ribeira Grande.

A sua montagem estará a cargo dos cursos Técnico de Turismo e Técnico de Receção, da Escola Profissional da Ribeira Grande, sob a orientação das formadoras Margarida Pinto e Zélia Diogo e coordenação do formador Nuno Gaudêncio.
A Festa da Flor, sendo um
dos muitos eventos que se realizam na Ribeira Grande, vem destacar a aposta do Concelho da Ribeira Grande na divulgação sociocultural e da diversidade da flora presente no concelho, transmitindo uma visão estratégica no caminho da diferenciação dos restantes concelhos e uma gestão inteligente através da envolvência entre munícipes, empresários do concelho e turistas, pois a iniciativa contribuirá para gerar riqueza na economia local.

Neste sentido, a participação d’A Ponte Norte, CRL, neste projeto, faz todo o sentido uma vez que, o contexto em que decorre esta festa se alinha perfeitamente com um dos objetivos basilares desta cooperativa, que pretende ser uma entidade forte e necessária para o crescimento da Ribeira Grande enquanto concelho através da promoção e envolvimento em atividades que ajudem a colocar o concelho em posição de destaque e que sirvam de alavancagem para o seu desenvolvimento económico, social e cultural e promoção turística.
“A Ponte Norte, CRL.”, congratula-se pelo facto da Câmara Municipal da Ribeira Grande manter a aposta na promoção e na animação de ações que assumem destaque cultural e turístico na cidade, bem como, na eventual confiança depositada nesta Cooperativa à semelhança de outros projetos, para a realização das tarefas propostas.

 

 

 
             
             
             
             
          MARCHAS DE SÃO PEDRO 2018  
             
          - GUIA ORIENTADOR DAS MARCHAS DE SÃO PEDRO 2018  
             
             
          MARCHAS DE SÃO PEDRO 2017  
             
          - GUIA ORIENTADOR DAS MARCHAS DE SÃO PEDRO 2017  
             
          - FICHA DE CANDIDATURA  
             
             
          Worhshop Astrofotografia de Paisagem - OASA  
             
          DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA 2015  
             
          PALESTRA DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA - 2015  
             
          I ENCONTRO DE PROFESSORES DE INFORMÁTICA - 2015  
             
          FEIRA QUINHENTISTA 2016  
             
          - REGRAS BARRACAS COMES E BEBES - FEIRA QUINHENTISTA 2016  
             
          - REGRAS ARTESANATO - FEIRA QUINHENTISTA 2016  
             
          CASA DO ARCANO  
         
 
          - WORKSHOP "CERÂMICA FIGURADO - INTRODUÇÃO À OLARIA"  
             
          FESTA DA FLOR 2016  
         
 
          - REGULAMENTO CONCURSO MONTRAS E VARANDAS  
             
          MARCHAS DE SÃO PEDRO 2016  
             
          - GUIA ORIENTADOR DAS MARCHAS DE SÃO PEDRO 2016  
             
          - FICHA DE CANDIDATURA